sábado, 6 de novembro de 2010

Retro Games - Contra (nes) . Antigo, porém recente na memória


Olá galerinha nerd viciadas em games. Estou começando um novo espaço aqui no blog, onde estarei postando Review de jogos mais antigos, aqueles games que apesar de serem antigos, ainda são recentes em nossas memórias!

O primeiro game que escolhi não poderia ser outra a não ser o Contra da Konami, lançado para o Nintendindo em 1988. Primeiro porque o game é um clássico e segundo, porque foi o primeiro game de tiro que tive contado e com sua dificuldade insana, me fazia ficar horas na frente da TV.
Espero que gostem do Review e outros jogos retro que aparecerão nesta sessão. E não se esqueçam de comentarem!

Contra foi lançado originalmente para os Arcades em 1987 e lançado para o NES um ano depois, em 1988. Nem é preciso dizer que o Game se tornou um clássico e referência para os futuros games de ação e shooters.

A HISTÓRIA

No ano de 2633, o controle aéreo da Nova Zelândia detecta a queda de um meteoro na ilha do pacifico sul. Dois anos depois, descobre-se que o meteoro trouxe consigo vida alienígena.

A ordem alienígena conhecida como RED FALCON planeja fazer um ataque fulminante contra o planeta terra e assim acabar com toda a humanidade.

Dois soldados veteranos Bill e Lance da força de defesa chamada Contra, são convocados para uma difícil missão... Destruir a RED FALCON!

Uma curiosidade: Na versão Americana do game, a ação se passa no ano de 1957 e não no ano futurista de 2633. E as diferenças não para por ai. O manual da versão americana define que a história se passa numa ilha da America do sul, além disso, a Red Falcon não é uma organização alienígena e sim um grupo terrorista!

AÇÃO SEM LIMITES


O game segue o estilo chamado de Slidescroller (com jogabilidade horizontal) de ação, com várias armas diferentes, muitos Power-Ups e milhares de inimigos. Tudo isso alinhados a uma jogabilidade perfeita, com comandos rápidos, gráficos bonitos e bem coloridos e uma trilha sonora digna de aplausos.

O game é ação do início ao fim. Você conta com quatro armas diferentes (uma Metralhadora, uma Pistola laser, a Fire Gun e a Spread Gun) e também há dois suplementos para a sua jornada, uma que aumenta a velocidade do disparo da arma e uma barreira que concede uma invencibilidade temporária ao jogador.
Uma das coisas que mais me deixava frustrado no jogo (acredito que era a maioria) era o fato de nada poder lhe encostar. Só o fato de um tiro raspar em você era uma vida a menos.

Porém o jogo possuía um truque que só fui descobrir anos depois. Como você começava o game com apenas três vidas, existia a possibilidade de aumentar esse numero 30 vidas! Bastava inserir o seguinte código: ↑, ↑, ↓, ↓, ←, →, ←, → A, B e Start na tela de título.

Se não me engano, vários jogos da konami usavam o mesmo código. Um exemplo disso é o Internation Superstar Soccer Deluxe.

O game possui sete estágios, porém uma delas chamava a atenção. Alguns estágios eram uma suposta fase em 3D. Tá certo que o hardware do NES não suportava ultrapassar o universo das duas dimensões. O que acontecia na verdade, era fases desenhadas em perspectiva de profundidade, o que dava a sensação de 3D. 

Conclusão

Contra é um clássico da era 8bit. A franquia não poderia ter começado melhor, uma pena que as versões posteriores não foram tão boas como esse primeiro. 

Se vocês ainda não tiveram contado com o game, joguem. Além de ser um game viciante é um dos games mais difíceis da história. Vale a pena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário