segunda-feira, 29 de novembro de 2010

OS PIRATAS NO MUNDO DOS GAMES



Sempre imaginamos os piratas como aventureiros solitários que viajam de ilha em ilha em busca de tesouros enterrado e com uma marcação em forma de “X” em algum lugar bem escondido.

O que não é algo surpreendente, afinal sempre nos foi empurrado esse lado romantizado desses saqueadores. Mas você sabe realmente o que é um pirata?

Pirata na verdade é um marginal que, de forma autônoma ou organizada em grupos, cruza os mares só com o intuito de promover saques e pilhagem a navios e a cidades para obter riquezas e poder.

O primeiro a usar esse termo pirata para descrever os saqueadores foi Homero, na Grécia antiga, na sua odisséia. A primeira pirataria marítima que se tem notícia foi praticada na Grécia que roubavam mercadores Fenícios e Assírios deste pelo menos 735 a.C. 

Na idade média, a pirataria começou a ser praticada pelos Normandos, (povos que residiam no norte da frança e em sua maioria eram descendentes dos Vikings escandinavos) que atuavam principalmente nas Ilhas britânicas, frança e aos redores do Mediterrâneo e do Mar morto.

As tripulações de piratas eram formadas por vários tipos de pessoas, mas a grande parcela deles eram escravos fugitivos ou servos sem rumos em busca de riqueza fácil, saqueando os navios espanhóis e outras embarcações em busca de jóias, roupas, dinheiro, pedras preciosas entre outras coisas.

Os ataques concentravam-se principalmente no corpo-a-corpo, e preveriam barcos pequenos e rápidos para facilitar na luta ou na fuga, conforme a situação. Normalmente eram indisciplinados, bebiam muito e sempre terminavam mortos no mar ou enforcados depois de uma carreira curta, porem transgressora.

PIRATAS NA CULTURA POP

Exemplos de piratas na cultura pop não faltam. Jack Sparrow da série Piratas do Caribe, Capitão Gancho das histórias de Peter Pan, One Piece nos mangas enfim, a lista é imensa!
Porém quando se trata dos games essa lista é bem modesta e se falarmos de games com temáticas 100 % pirata, a coisa fica ainda pior.
Tentei reunir alguns games que tem uma temática pirata ou algum personagem secundário que vem a ser um saqueador dos sete mares.

FINAL FANTASY II
O seu grupo chega a conhecer a pirata Leila em determinada aventura.


SECRET OF MONKEY ISLAND

Jogo foi desenvolvido pela LucasFilm Games (atual Lucas Arts), e conta a história do jovem Guybrush Threepwood, cujo sonho é se tornar um grande pirata. 


FINAL FANTASY V

Faris Sherwiz é capitã de navio pirata. A primeira aparição dela no jogo é em uma caverna, onde ela e sua tripulação aprisionam os personagens Bartz, Galuf e Lenna. 


SKIES OF ARCADIA

O jogo foi lançado no Japão com o nome de Eternal Arcadia. Vyse e Aika são os personagens principais e com sua turma de piratas, defendem o mundo da destruição.


FINAL FANTASY XII

Balthier é um pirata aéreo que comanda a Airships. Van o protagonista do jogo, sonha em se tornar um pirata dos ares e ter sua própria Airship.


ROGUE GALAXY

Jaster é o principal herói da história, cujo sonho é se tornar um pirata espacial.
 Não me lembro de muitos games que tenham algum personagem que seja pirata. Caso alguém se lembre de algum podem dizer.



JOLLY ROGER



Falar de piratas e não falar de sua bandeira com caveira e ossos cruzados, seria como contar a história do futebol e não mencionar Pelé.
Acredita-se que eram estendidas para provocar rendição instantânea dos oponentes.  O nome tem origem incerta, mas uma das teorias seria que o nome vem da expressão francesa Jolie rouge, que significa “vermelho bonito”. Já outra teoria diz que “Roger” provem de “rogue”, o que significa “vagabundo Vadio” em português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário