Se hoje eu sou um entusiasta do automobilismo virtual, parte disso devo a franquia Need For Speed. Ainda me lembro quando joguei pela primeira vez o jogo Need For Speed 2. Com aqueles dois carros batendo um racha numa avenida na abertura do jogo, aquilo me deixava maravilhado!
Eu não estava jogando com carros vindo do futuro ou algo do tipo, eram carros de verdades, longe da minha realidade,mas ainda eram carros.
Em 2003 a Eletronic Arts levou a franquia para um novo patamar. Inspirado no filme Velozes e furiosos, o game incorpora de vez o tuning e as corridas clandestinas em circuitos urbanos. O jogo pela primeira vez tinha um enredo e todos aqueles carros exóticos foram trocados por bólidos ligados a cultura tuning.
Quem é que não se lembra da enxurrada de jogos com a mesma temática lançados posteriormente por outras produtoras? Juiced, Midnight Club, Street Race Syndicate são apenas alguns exemplos disso.
Com o jogo NFSU2 a produtora não obteve o mesmo sucesso, o que seria revertido com outro lançamento, o Need for Speed Most Wanted. Com o MW a série ganha aquele ar hollywoodiano, com cenas gravadas com pessoas reais, entres eles, a linda atriz Josie Maran.
Lembro que eu ficava jogando as milestone por horas para enfrentar os rivais da lista negra. O jogo tinha uma junção perfeita entre o NFS Underground e o NFS Hotpursuit.
Pena que com as próximas versões tudo isso veio acabar. Começando pelo Carbon até o desastrado Undercover. A série começou a mudar a tal ponto, que nem sei o quem era Need For Speed.
Em 2010 minhas preces foram ouvidas. Need for Speed: Hot pursuit chegou para resgatar um pouco da essência do que era a franquia. Esse jogo sim é NFS, corridas alucinantes, perseguições policiais e o sistema online na forma de Autolog, algo de ser admirado.
Enquanto muitos pensavam que a série Need for Speed iria cair de vez no mundo da simulação, a EA lança um tease trailer do que seria o título de número 18 da franquia. Tá certo que nesse Tease não se mostra muita coisa, a única coisa que já se especulava, era que o jogo voltaria com a jogabilidade de NFS Underground.
Foi nessa E3 que a EA liberou o primeiro gameplay de Need For Speed: The Run. Nele podemos conferir uma jogabilidade semelhante ao Underground e ao Carbon. Isso até o carro do nosso personagem bater e ele sair do carro, com isso inicia-se uma perseguição policial no interior de um prédio. Nesse momento começa um seqüência cinematográfica interativa cheio de quick time event, no melhor estilo Heavy Rain.
De acordo com Steve Anthony, o jogo terá 90% de corridas e 10% de quick time event. “ queremos que o jogador mergulhe no enredo, que não apenas participe de corridas no interior de um carro, mas que também tenham a oportunidade de ver e viver fora delas, através dos acontecimentos com Quick Time Events, onde se tem que pressionar um botão no momento certo ou até mesmo mover a câmera em determinadas seqüências usando o analógico”
Não sei no que pode dar essa mistura um pouco estranha de Need For Speed com Heavy Rain. A idéia é bem interessante e até inovadora. Só nos resta esperar para conferir mais detalhes sobre o jogo, e como fã da série, aposto que este será um dos melhores Need já lançados.
Gostei muito do seu artigo. Parabéns, pois o blog é sério e tem conteúdo próprio o queé ótimo. Não fiquei muito certo, pelo trailer, do que será desse jogo. Acho que tem o que você disse e talvez uma possível aproximação (não muito) com GTA... será?! só não acho bom que a franquia perca a identidade... ai lascou.
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