domingo, 1 de maio de 2011

A evolução dos jogos de futebol


Os games de futebol tem evoluído e muitos nos últimos anos, não só em termos gráficos mas também na física. Essa evolução é tanta que muitos os rotulam como simuladores de futebol.

É claro que nem sempre foi assim, já teve época que os jogadores não passavam de um punhado de pixel e o único modo de jogo era a Copa do Mundo.

Confiram abaixo a evolução desse esporte tão amado e adorado por nós brasileiros, espero que gostem.

Intellivision soccer (1980)

Podemos dizer que tudo começou aqui. Antes mesmo do console Tellivision ser lançado, os jogos de futebol eram cópias derivadas do Pong, que consistiam em algumas batidas em uma tela 2D monocromática. Intellivision Soccer anunciou a evolução 3D com incriveis cinco cores. O ponto de vista isométrico e o campo em Scrolling dominariam osjogos de esporte por muitos anos, desde NBA até Madden NFL.




Kick Off (1989)

Nove anos após o Intellivision, chega Kick Off, game de futebol desenvolvido por Dino Dini, um dos maiores entusiastas dos jogos de futebol. Na época, Kick Off era tido como um dos melhores jogos disponíveis, tendo ganho inúmeros prêmios e até mesmo uma sequência. Foi também um dos primeiros games a incorporar táticas próprias do esporte e uma representação precisa do campo. Para ser honesto, a jogabilidade tem mais a ver com pinball do que com futebol, mas ainda é muito divertido, especialmente para jogar com os amigos.



Sensible Soccer (1992)

Desenvolvido pela Sensible Software o game fez muito sucesso na era 16 Bits. O joga utilizava um ângulo de visão diferente da época, a "visão de passáro" ou vista aérea numa época em que os jogos Kick Off utilizavam uma visão de cima pra baixo ou lateral.




Fifa International Soccer (1993)

Em 1993 iniciou a série que se tornaria possivelmente a mais famosa franquia de games futebol: Fifa International Soccer. Conhecido também como Fifa 94, o jogo continha apenas seleções e nomes fictícios, mas em pouco tempo se tornou um dos favoritos dos gamers. O jogo também resgatava a câmera isométrica do Intellivision Soccer – o que, a partir daí, viraria regra para jogos de futebol.



International SuperStar Soccer (1995)

Nossa, como eu joguei esse jogo! International Superstar Soccer trazia 26 seleções com jogadores fictícios – mas que em pouco tempo caíram no gosto dos jogadores, como os brasileiros Gomez, Beranco e o inesquecível Allejo. O game não trazia muita variedade de modos, tendo apenas um torneio similar à Copa, o modo Scenario (utilizado até hoje) e um outro torneio de pontos corridos.
International SuperStar Soccer foi o primeiro jogo de futebol a apresentar gráficos mais adultos, fugindo dos até então tradicionais SD "Super Deformed"




International SuperStar Soccer 64

1998 marca o lançamento de International Superstar Soccer 64, um dos primeiros jogos totalmente em 3D de futebol, que conseguiu aliar bons gráficos com boa jogabilidade – mas mantendo o ar já clássico da série e seus craques fictícios (assim como nas outras versões).



Fifa: Road to World Cup 98

O primeiro jogo Fifa dedicado às Copas do Mundo iniciou uma tendência caça-níqueis da EA Sports. A cada ano de Copa ou de Eurocopa (torneio entre as seleções europeias), os gamers são agraciados com novos jogos exclusivos para estes torneios.



Winning Eleven 5 (2001)

É o primeiro título da saga como o renovado Pro Evolution Soccer (PES), trazendo à versão europeia toda a jogabilidade do incrível jogo japonês. Apesar da diferença de nome, este é a seqüência do antigo International Superstar Soccer 2000, Winning Eleven 2000 no Japão, bastante melhorado, tanto graficamente quanto na jogabilidade.



PES 09 e FIFA 09 (2009)

2009 é o ano em que Fifa e Pro Evolution Soccer alcançam praticamente a igualdade. Ambos jogos ganharam reviews muito bons e é o auge da briga entre as duas franquias. No entanto, após o embate, a série Fifa reassume a ponta, graças a um nível cada vez mais alto de realismo e uma jogabilidade fácil de entender, simulando as partidas cada vez mais perto da realidade.






PES 2011 e FIFA 11 (2011)

A cada ano a disputa fica cada vez mais acirrada. O PES 2011 trás duas inovasões para a série que agrada em cheio os brasileiros, a narração do Silvio Luis e a inédita inclusão da taça libertadores das Américas.

Por sua vez, o FIFA 11 trás movimentos mais reais e suave que seu concorrente, sem dizer na Inteligência artificial do jogo que está bem melhor que que no PES.





É claro que a evolução não para por aqui, muita coisa ainda está por vim. Resta saber que sairá vencedor da etapa 2012 dos simuladores de futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário