O filme Tropa de Elite estreou na última sexta-feira dia 8 e até a data presente, já acumulou mais de 2,4 milhões de espectadores, superando filmes nacionais (de 2010) como: “Chico Xavier” e “Nosso Lar” que no primeiro final de semana de seus lançamentos, obtiveram a marca de 590 mil e 560 mil respectivamente.
Mas esse post não será sobre o filme de José Padilha, e sim de uma coisa que vem me incomodando faz tempo. Por que filmes como “Tropa de Elite” é considerada uma obra prima da sétima arte e os jogos de First Personal Shot (tiro em primeira pessoa) são considerados precursores da violência entre jovens?
Não quero fazer comparações entre filmes e games, mas acho que já passou da hora das pessoas entenderem que os games, além de ser uma forma de entretenimento, também é uma forma de manifestação artística e tem todo direito de retratar a realidade.
Quando um filme mostra a violência urbana, a corrupção ou até mesmo o tráfico de drogas em certas partes do país, é considerado (além de arte é claro) uma forma de fazer as pessoas se conscientizarem da realidade em que vivemos. Porém se o mesmo conteúdo for mostrado em um game para maiores de 18 anos, o jogo automaticamente estará fazendo apologia aos temas.
Pra ilustrar um pouco do que quero dizer, basta relembrar a polêmica causada pelo jogo “Call of Duty: Modern Warfare 2” onde uma das fases é ambientada numa favela carioca, cujo objetivo era encontrar um terrorista russo escondido entre os becos. Só isso foi o suficiente para despertar a ira dos conservadores, já imaginaram se o objetivo fosse pegar traficante?
Não sei se vocês concordam comigo, mas acho que os Games tem o direito de retratar qualquer tema, seja ela recente ou não. É claro, sempre respeitando as partes envolvidas.
Bem, acho que já falei de mais. Espero que tenham gostado desse post (apesar de que acabei me perdendo em certos momentos) e espero que vocês também dêem as suas opiniões, se concordam comigo ou não.
Fiquem a vontade, e que a força estejam com vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário